Image and video hosting by TinyPic

03 janeiro 2014

DEMOCRACIA CAPITALISTA: ''A CIDADE DOS SEGREGADOS E DOS QUE SEGREGAM''

Postado Por: Um quê de Marx Blog  |  Em: ,




Atentamo-nos a realidade de que a cidade está cada vez mais sendo governada pelos interesses do capital, autores como David Harvey, Flávio Villaça, Milton Santos e entre outros abordam o espaço e toda lógica envolvida na (des)contrução do mesmo. Aqui serei breve e sucinta em relação ao tema, caso deseje  ir além, os autores citados possuem grande peso teórico sobre o assunto.
A segregação é um fato que está diretamente ligado com o antagonismo de classes (diferenças de classes), apesar de muitos autores e até mesmo membros da classe mais favorecida negarem essa realidade. O fato é que os espaços urbanos estão cada vez mais sendo construídos mediante ao interesse da classe dominante e da lógica do capital, em total benefícios!
Vamos refletir sobre a seguinte situação, quando se aprova um ‘’mega projeto’’ para construir ou melhorar alguma ponte, rodovia, obras de melhoria da circulação de vias, avenidas e etc., você acredita que essas obras estão sendo exclusivamente pensadas pelo bem do cidadão comum, aquele assalariado que acorda às cinco horas da manhã para pegar a condução do transporte coletivo e chegar em casa após as sete ou até mesmo oito horas da noite?  De forma muito mais intensa o espaço urbano vem sendo construído de acordo com a lógica do capital e de quem detém o poder da classe hegemônica. Disso não tenha dúvidas.
 Cada vez mais estamos nos deparando com a segregação espacial urbana residencial, uma das formas mais injustas da tal "democracia de mercado", de um lado há os segregados e de outro há quem segrega. No lado dos segregados há falta de investimentos, há o descaso público, há precariedade dos serviços, há ausência e negligência do Estado, há de sobra violência, fome. Já do lado de quem segrega há abundância, há a fobia daqueles que foram segregados, há câmeras de segurança, há conforto, há mobilidade, há acesso a tudo.
Ah, e não posso aqui deixar de mencionar o mercado imobiliário ''malvadão'', aquele que é um dos principais agentes da segregação urbana em relação a moradias e lembrando que o mesmo conta com um aliado eficiente, "o Estado negligente". A especulação imobiliária é o "godzilla" que chuta os pobres para outras áreas com a maior facilidade e inclusive com o consentimento do seu parceiro, o Estado aburguesado.
Finalizo esta postagem citando Carlos Vainer, em seu texto publicado no livro Cidades Rebeldes,  onde o autor faz séria crítica sobre a cidade liberal.

[...] A cidade torna-se “a cidade do negócio” - uma espécie de “democracia direta do capital”. A cidade neoliberal aprofundou e “agudonizou” os conhecidos problemas que nossas cidades herdaram de quarenta anos de desenvolvimento excludente: favelização, informalidade, serviços precários ou inexistentes, desigualdades profundas, degradação ambiental, violência urbana, congestionamentos e projetos de mobilidade.

 Resistir  é preciso!















Texto: Nanda Luxemburg


Licença Creative CommonsPublicação livre para compartilhamento na rede, sem fins lucrativos e fonte devidamente citada.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.