Image and video hosting by TinyPic

14 julho 2014

A arte de xingar primeiro, pensar para que?

Postado Por: Sentença  |  Em:



Alguns meses atrás, por volta de Abril/Maio, circulou no Facebook o trecho de uma palestra da filosofa da USP, Marilena Chauí, onde ela exclamava que odeia a classe média.

O trecho com a frase foi recortado do pronunciamento e montado estrategicamente para parecer uma declaração de desdenho ao povo.

No pronunciamento completo, que pode ser visto abaixo, ela explica as divisões da sociedade em classe trabalhadora, classe média e a elite. Explica também que não aceita a terminologia do governo em chamar o acesso aos bens de consumo de ascensão a classe média, que estavam usando erroneamente termos de classe econômica para designar classes sociais.

No auge da desinformação publiquei o vídeo da fala completa de Marilena Chauí no youtube e compartilhei para que os que ouvissem a fala completa pudessem perceber a manipulação do vídeo editado.

Não dou muita atenção ao canal que hospedo vídeos no youtube, só alguns meses depois voltei a visitar meu canal de vídeos para me surpreendo com o que há no vídeo.

O vídeo marcava cerca de 10 mil visualizações com 106 avaliações positivas e 105 negativas repleto de comentários com ofensas e xingamentos, que pelo teor, foram feitos por pessoas que não chegaram a assistir o vídeo completo.

A impressão que os comentários passam é que alguma corrente de ódio que espalhou o vídeo editado com a intenção de manipular opiniões convocou seus cegos seguidores para preencher o vídeo com seus comentários 'educados' que não tem nenhum conhecimento do que estão falando.

A intenção era xingar, não precisa saber por que esta xingando.

Esse é mais um indicativo da ameaça que a ignorância representa sobre o país. Uma pessoa que faz ofensas sem saber porque está ofendendo me faz temer o mal que ela pode fazer nas eleições que estão por vir.



Copyright © 2013 Brasil em Discussão. Traduzido Por: WST Design.